por Claudia Regina

Já falei no artigo 5 Mitos da Fotografia sobre o superestimado item observado na hora de comprar uma câmera: a resolução. Na realidade o fator que deveria ser levado em consideração antes da resolução de milhares de megapixels é o sensor.

O sensor fica na sua câmera digital no mesmo lugar onde ficava o filme na câmera analógica. Quando você tirava uma foto o filme rodava e ia para a próxima pose. O sensor não “roda”, ele manda a foto para o processador da câmera que manda para o cartão de memória, assim sua câmera fica pronta para a próxima “pose”.

onde-esta-o-sensor-camera

É o sensor que vai definir a qualidade da sua imagem final. Entenda melhor os tipos e tamanhos de sensores e compre uma câmera que supra suas necessidades.

Os tipos de sensor

Existem basicamente dois tipos de sensor – CMOS e CCD. A diferença entre CCD e CMOS está nos materiais e tecnologia adotados.

O sensor do tipo CCD (Charge Coupled Device) tem uma boa aceitação no mercado por ser mais sensível em situações de pouca luz e por criar imagens mais nítidas (menos ruído, mais nitidez e boa recriação de cores). Por outro lado os sensores do tipo CCD gastam muito mais bateria do que os sensores CMOS e tendem a ter resultados um pouco piores em situações de muita luz.

O sensor do tipo CMOS (Complementary Metal-Oxide Semi-conductor) tem a vantagem de consumir muito menos bateria e de ser muito mais barato (o que significa que câmeras que usam CMOS tendem a custar menos). Porém a nitidez final, principalmente em situações de pouca luz, não tem uma qualidade superior ao CCD – trazendo principalmente mais ruído.

O tamanho do sensor

Quanto maior o sensor melhor será a nitidez da imagem final – mais pontos de luz verdadeiros serão transformados em imagem.

Vamos ver uma comparação:

  • Uma compacta como a Sony Cybershot tem um sensor de 7.2 x 5.3 mm
  • Uma câmera DSLR como a Canon Rebel XT tem um sensor de 22.2 x 14.8 mm
  • Uma câmera DSLR como a minha Canon 20D tem um sensor de 22.5 x 15.0 mm
  • Uma câmera como a recém-lançada Canon 5D Mark II tem um sensor de 36 x 24 mm
  • Uma câmera como a top Nikon D3X tem um sensor de 35.9 x 24 mm

Como você pode ver as câmeras consideradas hoje as melhores do mercado têm um sensor de qualidade e do tamanho de filme.

tamanhos-de-sensores

Alguns detalhes sobre tamanhos de sensor: as câmeras com sensores de 35/36mm são chamadas “Full Frame” – eles são equivalentes às analógicas de filme. As que têm um sensor menor que isso têm o que chamamos de “Fator de corte“.

De acordo com o sensor, qual câmera devo escolher, então?

Tudo depende do seu objetivo! Se você procura melhor desempenho de bateria e menor custo vá nas câmeras com CMOS. Se dá prioridade à qualidade e nitidez vá nos CCD. Se suas fotos só vão ficar no computador, em álbuns online ou serão impressas em até 10x15cm um pequeno sensor de uma compacta é o suficiente. Para fotos que tenham uma qualidade de impressão superior aposte nas semi-profissionais para cima.

Se seu objetivo é a fotografia de altíssima qualidade, impressões maiores e você está disposto a pagar muito bem por isso (pois além da câmera você precisa de lentes de qualidade) aposte nas Full Frame – que são hoje as câmeras com resultados mais satisfatórios em relação à qualidade de uma imagem.

cameras-para-todos-os-objetivos

Lembre-se: isso tudo é em relação à qualidade técnica das imagens (nitidez, ruído, fidelidade de cores). Qualquer câmera com controles manuais já pode fazer imagens espetaculares, depende de quem a está controlando. 😉

Quer descobrir o tamanho de sensor das diferentes câmeras no mercado? Antes de comprar verifique as especificações do equipamento no banco de dados de câmeras do Digital Photography Review.

Conteúdo retirado do Blog Dicas de Fotografia, como créditos de textos e imagens.

Anúncios